O que é a endometriose?

Relembrando o que é a endometriose:

É uma doença de implantes de células endometriais fora da cavidade endometrial uterina, podendo ser na parte externa do útero, no meio do miométrio, ovarios, tubas e peritoneo pelvico, bexiga, intestinos, diafragma.

A cirurgia de endometriose geralmente é realizada através da videlaparoscopia, em que se utiliza uma câmera e algumas pinças longas através de um buraquinhos (trocartes)

Dor pélvica e cólicas menstruais intensas
cólica menstrual
Dor nas relações sexuais

Tipos de lesões de endometriose

Varientes por aspecto e estágios :

A endometriose pode ter lesões em vários locais e vários estágios, que podem ser diferentes visualmente:

• Lesão negra
  • Lesão branca
  • Lesão vesicular
  • Lesão nodular
  • Lesão em placa
  • Lesão vermelha
  • Lesão em aderência

Varientes por local :

•  Adenomiose (infiltra o miométrio – músculo do próprio útero)
  • Endometrioma (ovários/parede) – conteudo liquido espesso.
endometriose

A cirurgia - Videolaparoscopia

A cirurgia que melhor tem resultados no sentido de melhorar a dor, e fertilidade é uma via chamada videolaparoscópica ou laparoscópica.

Videolaparoscopia

Converse numa consulta como a cirurgia laparoscopica pode te ajudar

Cada caso necessita de uma análise pessoal pois o tratamento varia conforme o desejo de gravidez, sintomas de dor, etc. As lesões variam quanto à localização, tamanho e outros órgãos acometidos, ou seja, os casos são parecidos, mas nunca iguais.

Dr Rodrigo Miyazima

Perguntas e Respostas

1. Endometriose mata ?

Não, essa dificuldade para engravidar vai depender do nível da endometriose, e do local acometido, sendo que os piores casos são com o acometimento da trompas(tubas uterinas), ovários e a variante Adenomiose (do músculo da parede do próprio útero), ou se existir muitas aderências pélvicas. As endometrioses somente de peritôneo ou ligamento uterossacro podem não interferir na fertilidade.

2. Toda mulher que tem endometriose não consegue engravidar ?

3. Endometriose invade outros órgãos ?

Pode invadir outros órgãos, primeiramente atravé de uma aderência, e assim causando uma inflamação no órgão e um espessamento da parede do órgão. E assim pode haver sintoma nesse órgão, como bexiga, ureter e intestino (reto e/ou sigmóide).

3. A endometriose causa sangramento ?

A variante da adenomiose pode causar aumento de sangramento, já a endometriose peritoneal ou ovariana, , de bexiga ou intestinal, geralmente não causam sangramento, e sim, mais frequentemente dor.

4. A cirurgia de endometriose é muito delicada ?

Sim, a cirurgia é uma das mais delicadas e trabalhosas dentro da ginecologia. Vai depender qual nível de quantidade de lesões e locais dessas lesões.

Precisa de ajuda?
Escanear o código