Procedimentos & Exames

DIUs

Hormonal (SIU - Sistema Intra-Uterino)

O DIU hormonal (Mirena®) consiste num dispositivo ou sistema em forma de T de plástico, que libera hormônio numa pequena quantidade, que altera o endométrio e muco dificultando a subida dos espermatozoides. Tem um fio de Nylon que desce através do colo que serve puxado na sua retirada em até 5 anos(validade).

Bem indicado para pacientes que querem tentar bloquear a menstruação e para quem esquece de tomar pílulas.

Como libera hormônio de uma forma contínua, pode ter padrões diferentes de sangramento vaginal ou menstrual, que são a seguir:

• Amenorréia (55%) : parada total da menstruação.
  • Leve "spotting" ou escapes: mínimos sangramentos rosados ou marrom em "borra-de-café".
  • Menstrual normal.
  • Sangramento vaginal continuo.
    • Não temos como saber qual desses padrões de sangramento a mulher vai ter ao colocar o DIU hormonal, somente saberemos testando o mesmo por pelo menos de 3 a 6 meses.

Taxa de falha de 0,2% (2 em 1000) .

Desvantagem:

• Discreto aumento no risco de infecção pélvica.
Imagem DIUs

DIU de Cobre ou não Hormonal

O DIU de cobre também tem um formato de T , corpo de plástico com varias voltas de espiral de cobre nos braços e corpo, que agem imobilizando e impedindo a subidas dos espermatozoides.

Pode ter a menstruação normal ou levemente aumentada em fluxo e/ou cólicas.

Tem duração de 10 anos.

Indicado para quem ainda deseja menstruar mensalmente e não pode usar hormônio e para quem esquece de tomar pílulas.

Desvantagem:

• Discreto aumento no risco de infecção pélvica.
  • Pode aumentar fluxo menstrual ou cólicas menstruais.
error: Content is protected !!
Abrir conversa
Fale direto com a secretária!