Reembolso Médico – Tradicional

Porque paramos de utilizar o sistema de reembolso médico pós recebimento do convênio

Prezadas clientes

 

Informamos que a Clínica Miyazima não está mais trabalhando com reembolso com pagamento pós recebimento do reembolso.

Explicaremos aqui os motivos:

O termo reembolso, significa RECUPERAR um valor já PAGO a alguém ou empresa de um produto ou serviço. Sinônimos: devoluçãorestituição, ressarcimento.

A clínica estava fazendo uma nota fiscal ou recibo dizendo que já havia recebido o valor, quando ainda estaria para receber.

O imposto de uma nota fiscal já é pago no mês seguinte (quase 12%). Então num exemplo que emitimos uma nota fiscal de 300 reais neste mês, então no mês seguinte já teremos que pagar em torno de 36 reais.

O Reembolso poderia ser feito diretamente pela paciente via aplicativo do celular ou internet (que é a forma mais rápida) ou auxiliada por uma corretora de seguros (que era contratada pela clínica e que de alguma forma sabia o valor de consulta ou procedimento que foi reembolsado. Esta corretora cobrava uma porcentagem de 6% sobre o valor reembolsado – forma mais lenta e mais cara) para pacientes que não queriam ou não sabiam manipular o aplicativo.

Seja por motivo de demora no envio dos recibos ou notas fiscais ao convênio, seja na demora da conferência dos reembolsos, por parte da clínica, da paciente ou da corretora, a clínica estava ficando com contabilidade confusa, com inadimplência cada vez maior, e mais, sem fluxo de caixa, o que é necessário para manter um negócio.

Os bancos cobram por cada boleto de pagamento emitido à cliente. Então se uma cliente deixa de pagar o boleto no prazo e tivermos que emitir novo boleto é cobrada novamente a emissão, e assim por diante. Se houver um atraso por qualquer motivo no recebimento do reembolso por 3 meses, já teríamos pago o imposto sobre a nota fiscal, os boletos que não foram pagos, os honorários de comissão da corretora, que junta-se à esses pequenos valores de custos ao prejuízo do processo.

Chegamos a um ponto em que algumas pacientes após terem passado por consulta, realizados exames, tinham plena convicção que já tinham pago por tais exames. Sendo que na verdade, ela já tinha pago pelas primeiras consultas e os primeiros exames realizados há 5 meses, mas não os últimos, o que ficava difícil para a paciente lembrar o que ela já tinha pago ou não.

Estamos ainda com várias inadimplências e que a cada tempo que passa fica cada vez mais difícil realizar cobrança.

Notamos então que o que estávamos fazendo era um sistema de “fiado”. Perguntamos a nós mesmos, que empresa nos dias atuais mantém o sistema “fiado”?

Após consultarmos o Sebrae e advogados, fomos recomendados a NÃO continuarmos dessa forma, assim como qualquer negócio (como um posto de gasolina, padaria, fornecedores de materiais), poderiam ser fadados à falência.

Utilizar o sistema de reembolso médico é utilizado para passar com o médico de sua preferência e receber o valor pago. Não é pagar à parte, ou seja, aquele valor que você paga ao convênio e ao médico estará retornando para você.

O reembolso, na verdade pode ocorrer bem rápido, caso você já envie rapidamente o recibo/nota fiscal (se possível no mesmo dia da consulta ou exame). A demora na verdade, se deve justamente à morosidade nesse envio. Temos casos de recebimento rápidos de 4 a 7 dias.

Não tenha medo de utilizar a tecnologia, já que isso é inevitável nesse futuro vindouro para resolver a maioria dos assuntos da nossa vida.

Caso não concorde com o sistema de reembolso, você poderá agendar a sua consulta ou exame num prestador credenciado.

Mas veja se os benefícios de passar num sistema particular com reembolso vale a pena, como tempo de consulta e exame. Ou realizar algum exame juntamente à consulta. Já que o valor recebido pelo prestador diretamente do convênio costuma ser menor, o que geralmente faz com que as consultas delas sejam marcadas num intervalo menor.

Se você acha que vale a pena utilizar o sistema de reembolso, faça bom uso! Aproveite! Caso sua situação financeira não permita aguardar o reembolso, utilize os prestadores cadastrados ao convênio, basta entendera as limitações de cada uma.

Obrigado pela compreensão e estamos à disposição!

Um abraço!

 

Clínica Miyazima e Dr Rodrigo Miyazima

Ouça o audio junto da leitura

Compartilhe