Orientações sobre o Atendimento Médico

 

No dia da CONSULTA AGENDADA:

  • Leve todos os exames realizados . (Se possível, leve impresso preferencialmente, pois nem sempre conseguimos resgatar via internet; além disso, isso pode atrasar o tempo de  consulta). Não se esqueça das imagens.
  • O pagamento de consulta não inclui a realização de exames( Exemplo: ultrassom transvaginal , Obstétrico, Papanicolaou). Estes são cobrados separadamente. Assim como agendamento de exames isolados não dão direito a consulta. 
  • Não é  obrigação dos nossos médicos ver e opinar sobre exames pedidos por outros médicos e principalmente de outras especialidades (exemplo: gastro, neuro, endócrino).
  • Não é obrigação dos médicos emitirem receita de medições de outras especialidades (exemplo: cardio, gastro, neuro, endócrino).
  • O médico  NÃO TEM A OBRIGAÇÃO de ver, avaliar e dar resposta sobre EXAMES DE ROTINA( papanicolaou/ ultrassom transvaginal/ mamas/ mamografia, exames de sangue, secreção vaginal, etc) via  telefone, email ou via whatsapp. A paciente deve marcar uma consulta para que converse com o médico em horário reservado para tal finalidade, pois o tempo que o médico levará para ver seus exames ainda tentar explicar por whatsapp é o mesmo do tempo de consulta e ainda pode gerar mal entendidos de compreensão. 

    Ou seja, se não são exames da emergência, AGENDE e aguarde a sua consulta para conversar e tirar suas dúvidas.

  • A consulta NÃO pode ser realizada por intermédio da secretária, pois ela só realiza funções administrativas.

  • Tente enviar mensagens concentradas numa mensagem apenas ou poucas, para evitar que o celular do médico fique tocando muitas vezes, pois ele pode estar numa outra consulta ou cirurgia.

  •  Respeite o horário das 7:00h às 20:00h (para casos que NÃO são Urgência ou Emergência) para o médico ou a secretária. 

  • PARA AS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS, A PACIENTE ESTÁ AUTORIZADA  FAZER COMUNICAÇÃO POR WHATSAPP A FAZER LIGAÇÃO DIRETAMENTE POR VOZ EM QUALQUER HORÁRIO.

  • Anote suas dúvidas para que sejam sanadas no dia da consulta, caso tenha outras que não podem esperar por motivos externos (exemplo: medicações, viagens programadas antes da consulta) envie a situação por whatsapp para a secretária.

CONCEITOS EM MEDICINA :

URGÊNCIAOcorrência imprevista de agravo a saúde com ou sem risco potencial a vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

EMERGÊNCIA: Constatação médica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou RISCO IMINENTE DE MORTE, exigindo portanto, tratamento médico imediato. 

 

Como proceder em URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS:

O suporte por telefone ou Whatsapp terá prioridade para as pacientes que fizeram cirurgia dentro dos últimos 30 dias e as pacientes Grávidas que fazem pré-natal com o Dr Rodrigo Miyazima.

Gestantes que fazem pré-natal com Dr Rodrigo Miyazima ou operadas nos últimos 30 dias:  Caso você tenha dor pélvica/dor em baixo ventre/ contrações , sangramento vaginal, perda de líquido (preste atenção na cor), ou parada da movimentação fetal ou febre inexplicada, ruptura de pontos cirúrgicos ou saída de pus, vá ao pronto-socorro. Pode avisar o Dr Rodrigo por ligação telefônica ou Whatsapp para o médico ou secretária em qualquer horário, mas na impossibilidade do Dr Rodrigo Miyazima te atender a curto prazo, vá ao Pronto-socorro que preferencialmente tenha ginecologista-obstetra. Caso o médico plantonista deseje, ele pode entrar em contato direto com o Dr Rodrigo para discussão do caso.

Caso o Dr Rodrigo esteja disponível, ele poderá indicar alguma cirurgia ou parto de emergência e irá ao hospital em que se encontra a paciente, caso contrário a equipe de plantão do hospital ficará responsável pela paciente e conduta médica.

 

 

 

PARA AS EMERGÊNCIAS (DOR INTENSA, FEBRE OU SANGRAMENTO INTENSO) e URGÊNCIAS (ruptura de bolsa amniótica, sangramento moderado), A PACIENTE ESTÁ AUTORIZADA A FAZER LIGAÇÃO DIRETAMENTE POR VOZ.

 

 Conselho Federal de Medicina(CFM) informa que “o médico pode orientar por telefone pacientes que já conheça, aos quais já prestou atendimento presencial, para esclarecer dúvidas em relação a um medicamento prescrito, por exemplo.”

Se por um lado as mensagens instantâneas facilitam a comunicação entre o médico e o paciente, por outro podem prejudicar o trabalho do profissional. Devemos entender, também, que esse tipo de comunicação depende da internet e que nem sempre está acessível, decorrente de diversos fatores como locais onde não há sinal da internet, até mesmo em casos do smartphone do medico estar desligado.

Logo, tentar tirar dúvidas por esse meio pode causar erros de interpretação, em decorrência de mensagens truncadas e imagens não precisas. Para evitar qualquer tipo de problema, é preciso estabelecer-se previamente entre o médico e o paciente regras e horários para a troca de mensagens. Além de o paciente ter o bom senso de deixar os assuntos que não são urgentes para serem tratados presencialmente em consultório.

Além disso, nos casos de ausência de resposta às mensagens enviadas pelos aplicativos de mensagens instantâneas, o profissional não poderá ser responsabilizado por evoluções e agravamentos do quadro do paciente, tenha ou não autorizado o uso do serviço, bem como tenha ou não lido a mensagem, pois o mesmo não se destina a realização de atendimentos médicos completos, e sim meras demandas acessórias e em casos excepcionais, devendo o paciente em caso de urgência e emergência dirigir-se a instituições hospitalares que prestem pronto socorro.

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